PETROLINA

Petrolina: Empresa de turismo desrespeita decreto, e promove passeios com aglomeração.

Ouvintes e seguidores do Viva Bem denunciaram uma situação que chamou atenção na Orla de Petrolina na tarde desta quinta-feira (1º), primeiro dia do início do novo plano de convivência com a Covid19. Um catamarã que realiza passeios turísticos no Rio São Francisco saiu por volta das 15h. Na sequência de fotos e vídeos enviados ao programa, foi possível ver que a embarcação ficou bem movimentada.

No Instagram da empresa, também foi postado um anúncio que hoje teria passeio. “Enquanto estamos nessa situação delicada, com pessoas ainda em fila por um leito de UTI, o comércio tentando retomar suas atividades com todas as restrições, tem gente que de fato não está nem aí. Passeio turístico está liberado agora nessa fase? Estou sem acreditar”, disse um seguidor ao Viva Bem.

A nossa produção consultou o Novo Plano de Convivência proposto pelo estado e nesta atual fase, os eventos sociais e atividades de lazer que aglomerem pessoas estão proibidas. Já o uso de praias marítimas e fluviais, inclusive os calçadões, parques e praças estão liberados para atividades individuais. No plano que tivemos acesso não há uma menção especifica ao setor de turismo.

A Guarda Municipal de Petrolina foi chamada e chegou ao local onde ficou por um longo período. “A guarda ficou de plantão até às 18h40. Começaram chegar carros com pessoas de carona que desciam para pegar os carros que ficaram estacionados. Alguém deve ter avisado que a polícia estava aqui e eles devem ter desembarcado em outro lugar”, disse um seguidor.

Lembrando que qualquer setor da economia que quiser tirar dúvidas mais específicas, deve entrar em contato com o número 162. É um serviço da Controladoria Geral do Estado sobre o decreto em vigor. O Viva Bem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Segurança Pública, mas até o momento não tivemos retorno. Entramos em contato também com a empresa que faz o passeio de catamarã e aguardamos um posicionamento sobre o ocorrido.