CULTURA

Projeto “Sertão Civil” dará noções jurídicas aos sertanejos

 

Acontece neste final de semana, entre os dias 16 e 17, a primeira culminância do projeto “Sertão Civil”. A partir do ensino do ensino do Direito Civil, o projeto vislumbra despertar no sertanejo de comunidades carentes a possibilidade de enxergar-se como sujeito de direito.

O evento é gratuito e será disponibilizado em formato de ‘live’ por meio de plataformas digitais. As noções de direito serão apresentadas com uma programação dinâmica composta de cordel, músicas, poesias, artes visuais e teatro, além de discussões teóricas entre os juristas como advogados e promotores.

Na ocasião haverá a elaboração de uma cartilha com orientações jurídicas, produzida em linguagem popular e acessível, para que o projeto cumpra seu objetivo que é também a democratização do Direito.

O Professor de Direito e idealizador do projeto, Anderson Wagner, explica que o projeto promoverá uma aproximação do Direito com as comunidades carentes de um modo interativo e literário. “O ‘Sertão Civil’ apresenta à comunidade o Direito Civil, que perpassa a vida humana, desde o nascimento até a morte, bem como os efeitos que dele decorrem”, elucida Wagner.

A estrutura do projeto é baseada em obras historiográficas e literárias acerca da temática, como “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, “Os sertões” de Euclides da Cunha e “Grandes sertões veredas” de João Guimarães Rosa, inter-relacionando aos aspectos de Direito.

A estudante de Direito e integrante da organização do evento, Maria Cllara Araújo, comenta que a essência do encontro é a interatividade entre as áreas do conhecimento. “A beleza e o cerne do projeto está no ensino do Direito por meio da arte e por ser também inteiramente interdisciplinar, pois de modo simultâneo busca fomentar a cidadania, assistência social, dissemina os Direitos Humanos e o Direito Constitucional, conclui Araújo.

Transmissão de hoje, acontecerá das 16h às 20h30 pelo link https://youtu.be/ha85UVfNKoY

Instagram: @juriepico, @epico.cultural, @_wagner_araujo

 

ÉpicoCultural Eventos