BRASIL

Mulher de 54 anos resgatada de abrigo irregular morre em hospital, em João Pessoa

Uma mulher de 54 anos morreu, na madrugada desta quinta-feira (22), no Hospital Padre Zé. Ela fazia parte do grupo de pacientes resgatados do abrigo de idosos irregular interditado em João Pessoa. De acordo com a direção do hospital, a mulher tinha distúrbios mentais. Ela é a segunda vítima a morrer com sinais de desnutrição dentre os pacientes.

Outro idoso morreu no dia 14 de abril. Ele estava em tratamento oncológico, mas não tinha um quadro grave, porém, por ter sofrido desnutrição e desidratação no abrigo, seu estado de saúde foi agravado e isso fez com que ele acabasse morrendo.

Antes da interdição, outros três idosos que estavam sob a responsabilidade da instituição morreram, de acordo com o Ministério Público da Paraíba. As mortes estão sendo investigadas pelo órgão.

Entenda o caso

O Ministério Público da Paraíba recebeu, no início do mês de abril, uma denúncia sobre uma instituição de longa permanência para idosos, localizada no Bairro Tambauzinho, em João Pessoa. A promotora de Justiça Jovana Tabosa, que estava no plantão, acionou a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária para vistoriarem a instituição Cuidarte – Lar de idosos, que estaria funcionando de forma clandestina.

De acordo com a promotora, ao chegarem à instituição, os policiais e os agentes da vigilância sanitária constataram que os idosos estavam em situação precária. Foram encontrados 39 idosos, sendo 17 acamados, e apenas dois cuidadores. Os idosos apresentavam algumas feridas pelo corpo e sinais de desnutrição.

Do total de idosos encontrados no local, 17 foram levados para o Hospital Padre Zé. A direção do hospital informou que realizaria uma triagem para que o restante dos pacientes também possam receber atendimento na unidade de saúde. A direção disse ainda que os idosos chegaram até lá em uma situação preocupante e necessitando de cuidados.

Na semana seguinte, mais quatro idosos foram resgatados do abrigo irregular. A coordenadora de enfermagem do Hospital Padre Zé , Crislayne Almeida, informou que os idosos resgatados estão bastante debilitados. Segundo o MPPB, um dos idosos testou positivo para Covid-19 e foi transferido para o Hospital São Luiz, outro para o Hospital Padre Zé e os outros dois para a Casa de Apoio do Instituto Padre Zé – eles ficarão sob responsabilidade do órgão, pois não possuem familiares.

A promotora Sônia Maia, do MPPB, está acompanhando o caso e informou que além de casos de Covid-19, todos os idosos resgatados apresentaram situação de saúde precária, uma delas, que está no Trauma, com fratura no fêmur após ter sido colocada por um cuidador do abrigo em uma cadeira quebrada e cair.

Portal G1 PB