COVID 19

Butantan anuncia início da produção da Butanvac e aguarda aval da Anvisa para testes

O Instituto Butantan vai dar início ainda nesta quarta-feira (28) a produção da vacina contra a Convid-19 Butanvac. O projeto é de uma vacina 100% nacional, mas que ainda está na fase de pesquisa. A informação foi divulgada pelo governo de São Paulo.  

O Butantan protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (26) o pedido para iniciar os testes clínicos em humanos de fase um e dois. Essas etapas determinam a eficácia da vacina.

De acordo com o Instituto, a Anvisa solicitou informações adicionais para fazer análises e dar um parecer quanto a autorização ou não da realização do primeiro estudo com a Butanvac. Até o momento, a vacina foi testada apenas em animais.

De acordo com a reportagem, o Butantan tem 120 dias de prazo para apresentar as informações solicitadas pela Anvisa. Até o Butantan responder, o prazo de análise da Anvisa fica interrompido.

O instituto divulgou nota em que “manterá contato com o órgão regulador para viabilizar os esclarecimentos necessários ao seguimento do processo de autorização dos estudos clínicos de fases 1 e 2 da Butanvac”.