BAHIA

Campanha contra a febre aftosa é iniciada na Bahia e animais devem ser vacinados até 31 de maio; saiba mais

A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi iniciada na Bahia em 1º de maio e os animais, de todas as idades, devem ser vacinados até dia 31 de maio, segundo informações do governo do estado.

Os produtores que não realizarem a vacinação pagarão multa no valor de R$ 53, por animal.

O estado possui um rebanho de 10,7 milhões de cabeças de gado e há 23 anos é considerada zona livre de febre aftosa. O governo do estado informou que a expectativa é de que, em 2023, seja retirada a vacina por causa da erradicação da doença em território baiano.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), responsável pelos assuntos agropecuários do estado, a vacinação é obrigatória para todos os animais e inclui também os bubalinos.

Após a vacinação, os criadores dos animais devem fazer a declaração de todo o rebanho e essa declaração pode ser feita presencialmente, nos escritórios da Adab, ou pelo site da agência.

De acordo com a Adab, na Bahia, são 384 escritórios da agência espalhados pelos 27 Territórios de Identidade do estado. Além disso, a vacina de 2 ml poder ser comprada pelos produtores rurais em mais de mil pontos de revendas credenciados pela Adab.

A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação e implementou a vacina de forma oficial em 1968.

 Fonte: G1 Bahia