Sento Sé

Incêndio atinge lixão de Sento Sé; Química alerta para o perigo da fumaça

Um incêndio atinge o lixão em Sento Sé desde às 15h desta terça-feira (18). Ao todo, 9 voluntários da Brigada Força e Resgate estão atuando no combate às chamas que têm produzido uma cortina de fumaça tóxica para moradores dos bairros das Populares e Cicero Borges, fruto da combustão de diversos materiais contidos no local. As causas ainda são desconhecidas.

Estamos na luta para controlar o fogo, graças a Deus ele está isolado, porém ainda há queima de alguns matérias, por isso não há previsão para o término dos trabalhos”, informou, Gláucio George Lima, líder do grupo de brigada. Ele lembrou que, não é a primeira vez que o lixão tem um incêndio. Só este ano, essa é a terceira vez que o lixão pega fogo em Sento Sé. Ainda conforme o oficial, o tempo seco e a baixa umidade do ar, características do clima da região neste período, facilitam a propagação das chamas e dificultam o combate, aliado às condições do material, que queima em superfície e em profundidade.

Entramos em contato com Stefhany Kauany, licenciada em Química, ela explicou ao Sento Sé Notícias os riscos de respirar essa fumaça. “A queima de lixo liberam gases químicos que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente. E estes, agravam o efeito estufa e o aquecimento global, tendo em visto que um gera o outro“, explica. Ainda segundo ela, os produtos que estão sendo queimados como plásticos, resíduos de eletrônicos, liberam substâncias cancerígenas. “Estes produtos eram para terem destinos adequados, como por exemplo a reciclagem para os plásticos, pois eles demoram anos para se degradar”, informou Kauany.

Incêndios como este deve continuar ocorrendo caso não seja feito um planejamento para o tratamento adequado dos resíduos. Não é apenas os moradores próximos do local que correm riscos com a fumaça, mas a população de áreas mais afastadas também. Isso porque o vento espalha muito rápido os gases.

Por: Sento Sé Notícias