Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) uma reunião da prefeita Suzana Ramos (PSDB) com os artistas e alguns vereadores, inclusive com a participação importante do vereador Lourival Quirino (PCdoB), que é presidente da Cultura e Esportes,
A pandemia do coronavírus, a maior tragédia humanitária dos últimos 100 anos, já matou mais de 400.000 pessoas em todo o Brasil. Além das consequências sanitárias, ela aprofundou desigualdades, e em virtude da negligência dos poderes constituídos, tem provocado fome e miséria como há muito não se percebia no Brasil.
No contexto de combate à proliferação do COVID-19, o setor cultural foi o primeiro a parar as atividades e provavelmente será o último a retomar plenamente, haja vista que produzir cultura significa juntar gente.
A ausência de políticas públicas que minimizem os danos causados pela impossibilidade de fazer shows, eventos e apresentações de forma geral tem causado desespero do setor cultural em Juazeiro. A população já observa nas ruas os músicos da cidade tocando nos calçadões e nos sinais, na tentativa de sanar as inúmeras dificuldades para a sobrevivência e dignidade dos que trabalham no campo da cultura.
Dada as circunstâncias, atendendo ao clamor de alguns artistas em situação de fome, aconteceu virtualmente, no último dia 05 de maio, uma reunião composta por artistas, produtores, técnicos e articuladores de diversos seguimentos da cultura juazeirense, onde se discutiu a necessidade urgente de implantação de um auxílio emergencial que contemple a classe artística da cidade.
Ficou decidido na reunião de hoje que será concedido um auxilio emergencial durante três meses com parcelas no valor de R$ 400,00, perfazendo um total de R$ 1.200, 00 reais.
Ascom Lourival Quirino