BRASIL

O escritor e professor Luciano Bomfim, faz lançamento online do livro História e Epistemologia da Ecologia Humana

História e Epistemologia da Ecologia Humana é o nome do livro recentemente lançado pelo professor Luciano Sérgio Ventin Bomfim, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Resultado do seu curso de Pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, a obra foi escrita ao longo de dois anos e representa um resgate histórico da Ecologia Humana, de suas bases e de seus referenciais teóricos, além de discutir, a fundo, sobre as bases científicas e/ou paradigmáticas desse ramo do conhecimento.

Na opinião de Maria Elizabeth Souza Gonçalves, professora da UNEB, o livro “é um seminal constructo da Academia Mundial. Ao assumir o duplo objetivo de situar histórica e epistemologicamente a Ecologia Humana durante e após a passagem de Donald Pierson no Brasil e de explicitar aproximações e distanciamentos da Ecologia Humana brasileira com a Ecologia Humana clássica, da Escola de Chicago, um terceiro objetivo intencionalmente se embriona e se materializa, o que possivelmente será a maior contribuição da pesquisa em tela: uma densa análise sobre a natureza da Ecologia Humana e, consequentemente, a montagem de alicerce para a construção da História e Filosofia da Ecologia Humana”.

Juracy Marques, uma das maiores autoridades da Ecologia Humana na atualidade, referindo-se ao autor, afirma: “Este livro é a obra de sua vida, de sua alma, de seu espírito. Ele fala ao futuro quando, hoje, na Ecologia Humana, atualizamos um passado que só existiu enquanto futuro; hoje, nosso presente. Com esta obra, Luciano Bomfim inaugura uma nova fase da Ecologia Humana brasileira, quiçá do mundo”.

História e Espistemologia da Ecologia Humana é uma publicação da Editora Mente Aberta e terá lançamento virtual no dia 25 de maio, às 19h (horário de Brasília), no canal do YouTube da editora, e contará com a presença do Professor Doutor Juracy Marques.

Saiba mais sobre o livro e baixe uma degustação acessando: https://www.editoramenteaberta.com.br/historia-e-epistemologia-da-ecologia-humana.

Deixe um comentário