BAHIA

Paulo Afonso: Casos positivos aumentaram 130% e mortes causadas pela doença subiram 122%, diz TV Bahia

O Jornal da Manhã da TV Bahia, mais uma vez, deu destaque, na última quarta-feira (26), ao município de Paulo Afonso por causa do preocupante aumento do número de novos casos positivos da covid-19, assim como no número de mortes causadas também pela doença.

De acordo com a reportagem, a cidade registra um dos maiores casos de aumento de infectados pela Covid-19 em toda a Bahia e contabilizou crescimento de 122% de mortes entre fevereiro e maio deste ano. Só nesta quarta-feira (26), o boletim epidemiológico do município registrou mais 68 contaminações, aumentando os casos ativos para 624. O número total de óbitos já passa dos 140.

O telejornal estadual também falou sobre as medidas mais restritivas decretadas pela prefeitura que começaram a vigorar nesta quarta. Confira matéria abaixo: 

“A prefeitura de Paulo Afonso, no norte da Bahia, definiu novas medidas de restrição para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19 e desafogar o sistema público de saúde da cidade, que registra 100% de ocupação dos leitos de UTI. A decisão começa a valer nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 12 de junho.

O toque de recolher no município foi antecipado e agora se estende das 19h às 5h. Além disso, o comércio considerado não essencial está autorizado a funcionar somente de segunda a sábado, das 8h às 14h.

Os atacados, supermercados, frigorifico e hortifrúti poderão funcionar, de segunda a sábado, das 6h às 18h30 e vedado o funcionamento aos domingos.

Também está permitido o funcionamento de feiras livres, mas em horários e dias intercalados: o Mercado do Peixe e o Mercado Público estão autorizados a abrir as sextas-feiras e sábados. A Feirinha da cidade e a Ceasa, poderão funcionar somente aos sábados.

Já a venda de bebida alcoólica estará proibida na cidade a partir das 18h desta quarta-feira até a próxima segunda-feira (31).

O funcionamento de bares segue permitido, cumprindo os protocolos sanitários com limite de público e distanciamento obrigatório, mas sem a apresentação de artistas. O mesmo ocorre com academias e igrejas, que devem respeitar o limite de público e manter o distanciamento. O uso de máscara continua obrigatório em todos os espaços públicos do município.

Paulo Afonso é uma das cidades com mais casos ativos da Covid-19 em toda a Bahia. Entre fevereiro e maio deste ano, o município registrou 13% de aumento. Além disso, o número de casos positivos aumentou 130% e as mortes causadas pela doença subiram 122% no mesmo período.”

ERRATA: No texto reproduzido da TV Bahia/g1ba havia um equívoco quanto ao horário de funcionamento dos supermercados. O correto é das 6h às 18:30 e não até meia-noite como publicado antes. O texto foi corrigido, de acordo com o novo decreto: “Os atacados, supermercados, frigorifico e hortifrúti poderão funcionar, de segunda a sábado, das 6h às 18h30 e vedado o funcionamento aos domingos.”

Fonte:  Portal Pa4 Ozildo Alves