China viu-se acuada com a ameaçada com a possibilidade da descoberta da origem do coronavírus. O país asiático agora levantou a hipótese de que o vírus da Covid-19 tenha surgido em instalações dos Estados Unidos. O ministério das Relações Exteriores acusou o Fort Detrick, laboratório de pesquisa biomédica dos EUA, de estar envolvido no surgimento da pandemia.
A China pediu, nessa sexta-feira (28), a abertura de uma investigação internacional para apurar a suposta responsabilidade dos Estados Unidos na propagação do vírus.
– São mais de 200 laboratórios biológicos americanos espalhados pelo mundo. Quantos segredos escondem? – questionou o porta-voz do governo chinês, Zhao Lijian. Lijian não ofereceu nenhuma evidência para embasar a acusação.
A declaração surge dias após o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciar uma ofensiva para descobrir a verdadeira origem do coronavírus. Biden determinou que os órgãos de inteligência dos EUA produzam um relatório em até 90 dias apontando se o vírus surgiu do contato entre humanos e algum animal infectado, ou se foi resultado de um acidente em um laboratório em Wuhan que investigava o coronavírus.
Biden também pediu uma investigação internacional para encontrar os responsáveis pela origem da pandemia.
FORT DETRICK
O Fort Detrick é um tradicional laboratório no estado de Maryland usado pelo Exército dos EUA para desenvolver toxinas e anti-toxinas, além de sistemas de defesa para pragas e doenças.
Em agosto de 2019, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) determinou o encerramento de uma pesquisa com vírus e bactérias por questões de segurança. O órgão sanitário apontou que havia um problema no descarte dos produtos e materiais utilizados nas pesquisas, o que poderia resultar na contaminação de solos e águas da região.
Fonte: Terra Brasil Notícias