JUAZEIRO

Leitora lamenta a prática frequente de derrubadas de árvores, em Juazeiro-BA

Em Juazeiro, no norte da Bahia, existe uma prática frequente, de derrubadas de árvores. Incomodada com a situação, a moradora do bairro São Geraldo, Márcia Reis, enviou denúncia para a nossa redação, um texto relatando o acontecimento, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância de manter as árvores na cidade.

A leitora frisa a importância da preservação das árvores, seja a variedade de ninho ou a algaroba, e lamenta a brusca retirada da sombra que a planta oferece nesta terra quente e de sol escaldante. Ele ainda faz uma observação no texto para chamar a atenção da população sobre a retirada de um pé de juazeiro, árvore que deu início ao surgimento do município. “Há alguns dias o crime foi cometido naquela que dá origem a nossa Juazeiro e justamente na região onde nasceu a cidade. Ironia? E o que é mais grave, nas dependências de uma instituição escolar de onde o exemplo deveria partir. Além de contextualizar a agricultura através dos cursos agrícola e ambiental”, ressalta. 

“Este pé de juazeiro, que se encontra queimado, como consta na imagem atual, já serviu de palco para muitas atrações futebolistas nos anos 60 e 70, porque na sua sombra se abrigava torcedores e moradores, para assistirem aos campeonatos de futebol. Era uma das poucas árvores daquela época que dava sombra aos arredores do campinho de terra, hoje colégio CETEP. Ainda que, este bem (o pé de juá) estivesse dentro do colégio, não fazia mal algum, ao contrário, os seus galhos ultrapassavam o muro, e dava acesso para que as pessoas que passavam pelo local, retirassem as folhas para fazer remédio, a exemplo de banhos e inalações para gripe e xarope”, argumenta.

Márcia finaliza o texto com um questionamento. Estão assassinando os juazeiros da nossa amada cidade. O símbolo do município está quase em extinção pelas atitudes irresponsáveis e criminosas de Pessoas. Será se ainda dá tempo de salvar os pés de juá?” questiona.

Márcia Leila dos Reis
Pedagoga

Deixe um comentário