JUAZEIRO

leitores enaltecem o trabalho do blog Opará nas redes sociais

O que era para ser um simples veículo de informação local, um campo de desabafo de um cidadão inconformado com os desmandos da gestão municipal, tornou-se muito maior do que as pretensões rasas do seu objetivo principal.

O blog Opará fora criado em 2019, após quase dez anos de desgoverno e desmandos do grupo liderado por Isaac Carvalho (PCdoB e PT), sob o silêncio obsequioso de muitos que se dizem contra a corrupção, que lutam em favor da vida e dos mais pobres. O nascimento do blog coincidi com o retorno do jornalista Fernando Veloso ao cargo de assessor de comunicação da Prefeitura de Juazeiro.

A mídia convencional da região estava toda dominada pela Ascom da Prefeitura, e infelizmente as angústias da população eram divulgadas sem antes passar pelo crivo do marqueteiro de Isaac Carvalho, o jornalista Fernando Veloso.

O blog Opará surge para dar vazão e visibilidade as vozes silenciadas da população, por isso nesse período, foram produzidas mais de 3 mil matérias, na sua grande maioria denuncias que circulam nas redes sociais.

O blog foi, e é, duramente perseguido, no passado derrubaram por diversas o site do blog, moveram diversos processos na tentativa de intimidação, articularam de todas as formas para desestabilizar o blog e o seu redator, mas nada mudou a obstinação de lutar por Juazeiro.

Fomos o único veículo de comunicação a pautar notícias somente sobre a política de Juazeiro, assim como, fomos os únicos que estivemos diuturnamente fortalecendo a oposição que venceu as eleições.

Nesse período conquistamos vários leitores assíduos, como o empresário Pedro Mariano, que usa as redes sociais para cobrar matérias políticas sobre Juazeiro: “o Blog Opará se mudou para Casa Nova, queremos de volta mais matérias sobre Juazeiro”. O mototaxista Romário Pacheco, esse é o mais assíduo dos leitores do blog, tem insistentemente enaltecido a importância do blog na queda do império de Isaac Carvalho.

Um cidadão conhecido popularmente por “pastor Avelar”, com o seu jeito tosco de que não tem letramento, usa as redes sociais para referenciar o blog como veículo de grande importância para a politica de Juazeiro.

No meio de tantos elogios e referências elogiosas, o blog também já foi alvo de desprezo. Alguns simpatizantes do prefeito Paulo Bomfim (PT), usaram as redes sociais para qualificar o blog com o termo ‘bloguezeco’. Entre outras coisas, acusou a redação do blog: “Um bombeiro” que nunca passou perto de uma grande redação estar fazendo campanha para a “candidata fascista”.

O resultado de toda campanha do blog: a histórica rejeição do prefeito Paulo Bomfim e de Issac Carvalho, a vitória de Suzana Ramos, a renovação na Câmara de Vereadores, as diversas denuncias que se transformaram em inquéritos no TCU, MPF e MPBA e em operações recentes da PF e CGU.

O ‘bloguezeco’ sente orgulho de ter contribuído para Juazeiro viver esse novo momento, mais democrático, mas esperanço, com dias melhores para todos, inclusive para aqueles que se escondem atrás de discursos, mas adoram defender corrupto e a antidemocracia. E aos leitores assíduos, Romário Pacheco, Pedro Mariano, Francisco, “pastor Avelar” e entre mais de 1 milhão, nossos agradecimentos pelo reconhecimentos.

Vamos continuar na trincheira da luta pela democracia, e por uma Juazeiro mais justa e melhor, sabemos que não é fácil essa conquista, pois existe uma minoria que tenta a todo tempo destruir o sonho de 64 mil eleitores ou de quase 230 habitantes.