JUAZEIRO POLÍTICA

Juazeiro: Queria ser prefeito ou ter um cargo comissionado?

Durante a campanha eleitoral em 2020, muitos candidatos a prefeito declararam em seus discursos os objetivos e os desejos em administrar Juazeiro. Eram discursos tão inflamados e convincentes, que alguns tiveram votação razoável, outros nem tanto, e ainda teve aqueles que nem concorreram, desistiram para apoiar um outro candidato ou candidata.

Alguns discursos ficaram impregnados no imaginário coletivo: “Eu quero ser prefeito para trabalhar pela minha cidade”, “Quero ser Prefeito, primeiro, para promover um choque de gestão que permita reduzir o tamanho de uma máquina pública municipal inchada, lenta e ineficiente que temos hoje”. “Quero ser prefeito para reduzir consideravelmente o número de secretarias, reduzir o número de cargos comissionados, assegurar o acesso aos cargos mediante concurso público, capacitar e valorizar os servidores municipais, qualificar os serviços públicos, combater implacavelmente os desperdícios e os desvios de recursos públicos, implantar uma gestão por metas e resultados, enfim” etc.

Passada as eleições, alguns candidatos correram ou melhor, foram as suas “fontes políticas” para garantir o seu cargo público, como recompensa ou como acordo feito durante ou antes do lançamento da candidatura.

As desculpas apresentadas são as mais esfarrapadas: “Fui escolhido por minha capacidade técnica”, “Nem queria, mas fui convidado”, “Não estava nos meus planos ocupar um cargo”, “Estou ocupando para contribuir com o desenvolvimento de Juazeiro”.

Teve candidato que nem pensava mais na candidatura a prefeito, os planos era ocupar um cargo para aumentar a renda familiar ou ter status social. Outros, até desejam contribuir para o desenvolvimento de Juazeiro, mas sabem que o seu cargo tem limitações na gestão dos recursos.

Para o eleitor iludido, resta aguardar as próximas eleições para agitar a bandeira do candidato, brigar com amigos, familiares e estranhos, gritar que o seu candidato é o melhor; passar horas nas redes sociais defendendo ou promovendo o candidato.

Deixe um comentário