PETROLINA SAÚDE

Voluntariado do Hospital Dom Malan precisa de doação de roupinhas de recém-nascido

O Voluntariado do Hospital Dom Malan está precisando de doação de roupinhas de recém-nascido para suprir a demanda da unidade materno-infantil, que realiza uma média de 600 partos por mês. O estoque para RN está praticamente zerado e muitas mães carentes estão precisando desse apoio na hora do parto.

Tradicionalmente o Voluntariado realiza a Campanha do Enxoval do Bebê no mês de dezembro, mas segundo o coordenador Rui Holanda, esse ano não deu para esperar. “Realizaremos a campanha oficial na data prevista, mas tivemos que abrir esse precedente para não deixar as mãezinhas desamparadas“, explica.

De acordo com a secretária Fabrícia Xavier as doações diminuíram bastante com a pandemia. “Acredito que muitas pessoas ainda têm receio de sair de casa, ainda mais para ir a um hospital. Mas, neste momento, a gente ratifica que tem seguido todas as normas de higiene e segurança para funcionamento. Além disso, temos a opção de buscar a doação em local combinado previamente e também temos o drive thru. Basta entrar em contato conosco que nós viabilizamos“, reforça.

O Voluntariado está bem suprido de outras doações, mas as roupinhas de recém-nascido, no momento, representam a maior necessidade. “Somos uma maternidade, então o nosso fluxo maior é de bebês mesmo. É o que realmente mais precisamos e menos recebemos. Então, reforçamos o nosso pedido a toda população. É um pequeno gesto de amor que pode fazer uma diferença enorme na vida de quem precisa”, justifica Rui.

A maior parte da demanda vem de mães de outros municípios, que muitas vezes têm a gestação interrompida antes do tempo. “Elas vem praticamente com a roupa do corpo pela situação de emergência em si. Então, chegam aqui sem nada para o bebê. Recebemos pedidos de mães em situação de rua e vulnerabilidade e também ajudamos. A pandemia agravou as desigualdades sociais e nós estamos aqui para tentar contribuir com quem mais precisa”, finaliza o coordenador.

Ascom IMIP