MUNDO

Nova variante do coronavírus tem risco maior de transmissibilidade

Segundo Informações divulgadas pelo jornal O Globo, uma nova variante do coronavírus, identificada por cientistas sul-africanos, tem um número preocupante de mutações, a C.1.2. 

A variante nas províncias sul-africanas, em maio deste ano, em Mpumalanga e Gauteng, onde ficam Joanesburgo e a capital, Pretória. Desde então, a nova cepa já foi encontrada em sete outros países da África, Oceania, Ásia e Europa.

Cientistas afirmaram que as mutações no vírus “estão associadas a uma maior transmissibilidade” e a uma maior capacidade de evasão de anticorpos, disseram os cientistas. “É importante destacar esta linhagem dada a sua constelação de mutações.”

LINHAGEM DA C.1

A C.1.2. surgiu a partir da C.1., uma linhagem do coronavírus que dominou as infecções na primeira onda da pandemia de Covid-19 na África do Sul em 2020.

A divulgação da pesquisa foi publicada por grupos sul-africanos, incluindo a Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisa KwaZulu-Natal, conhecida como Krisp, e o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis.

Fonte: Diário do Nordeste