Ações para maior segurança de ciclistas no trânsito, programas de educação no trânsito para uma convivência civilizada com motoristas, políticas de mobilidade urbana, criação de ciclovias e ciclofaixas, interdição de vias públicas para a prática do ciclismo. Essas foram algumas das sugestões levantadas na noite desta quinta-feira (14) durante Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Juazeiro, para debater sobre a segurança dos ciclistas e a mobilidade urbana, entendendo a bicicleta como meio de transporte, esporte e lazer. A proposição foi dos vereadores Lourival Quirino (PCdoB) e Alex Tanuri (PP).
A Audiência reuniu representantes de vários órgãos municipais, a triatleta Ana Augusta e entidades ligadas aos ciclistas.
A Sessão foi presidida pelo vereador Renato Brandão (PL) e secretariada pelo vereador Nalvinho Leopoldo (Patriotas). Na sua fala o vereador Lourival Quirino destacou a importância do ciclismo, e que a cidade infelizmente não tem infraestrutura necessária para a criação de ciclovias e ciclofaixas, mas que é possível a criação de políticas públicas para a convivência e o respeito entre os motoristas e os ciclistas.
O vereador Alex Tanuri enfatizou a trajetória familiar de desportistas, sendo o seu saudoso pai, o ex-vereador José Carlos Tanuri, o autor da lei municipal sobre o dia do Ciclista. “O poder executivo precisa agir rápido, houve uma reunião no dia 30 de setembro com os ciclistas, mas até a presente data nada foi feito para mudar a triste realidade da falta de condições para os ciclistas em nossa cidade”, ressaltou o vereador.
A triatleta Ana Augusta cobrou do poder público e dos vereadores empenho na busca por melhorias para os ciclistas, “Sei que é difícil por questão de infraestrutura mudar a realidade da cidade com a construção de ciclovias e ciclofaixas, mas ações simples como interditar vias por algum tempo do dia pode contribuir significativamente para salvar vidas, e fomentar o esporte em nossa cidade. Uma outra questão seria a busca parcerias, empresas que poderiam ajudar na sinalização, fizemos isso por conta própria, mas infelizmente em algumas rodovias federais o Denit retirou as placas”, afirmou Ana Augusta.
O ciclista conhecido por Irmão Edilson, que lidera o GCPVida ( Grupo de Ciclistas Pedalando pela Vida) o mais antigo grupo da região, lembrou das dificuldades quando ele começou a pedalar pela cidade, os acidentes que sofreu e os riscos de realizar o pedal urbano, “prefiro o pedalar pelas trilhas, é mais seguro, não corremos tantos riscos. Mas achei muito importante esse momento para debatermos sobre a segurança dos ciclistas em nossa cidade”.
No final foi encaminhado que haverá novas reuniões com o poder público, os vereadores e as entidades, para juntos encontrarem soluções para questões debatidas. O vereador Lourival informou que nas próximas sessões irá apresentar algumas propostas para o segmento e para garantir o lazer e o esporte para toda a população.