JUAZEIRO POLÍTICA

Juazeiro: Moradores denunciam descaso e solicitam da prefeitura solução para problema crônico de escoamento no período chuvoso

Cansados de tantos descasos, os moradores das ruas Toufic Khoury e Sebastião de Paulo, no Bairro Santo Antônio, enviou para a redação do Blog uma denuncia com um pedido de solução para a prefeitura de Juazeiro.

O problema é antigo e vem atravessando várias gestões, e nada, absolutamente nada é feito para minimizar os transtornos causados pela falta de escoamento das águas pluviais. O caso chegou ao judiciário, e os moradores aguardam que a prefeitura cumpra as decisões.

Nós moradores da Rua Toufic e Sebastião de Paula no bairro Santo Antônio em Juazeiro solicitamos desse blog que possa acompanhar a resolução desse grande problema. Teremos inclusive uma audiência no Fórum dessa cidade dia 25 de novembro de 2021.

Em três dias sequenciados de chuvas de 21 a 23 no mês de Outubro do ano de 2021, sendo a última com 70 milímetros, o acúmulo de água nas ruas, Toufic Nicola Khoury e Sebastião Pereira Paula no bairro Santo Antônio em Juazeiro-BA, atinge a marca de meio metro de altura. Esse fenômeno que se estende há 15 anos tem causado grandes prejuízos a moradores dessas localidades.

O que chama a atenção em meio a essa situação, é a falta de atenção do município e do SAAE em resolver o grande problema ocasionado pela falta de escoamento de águas pluviais. As ruas contam com somente um bueiro coletor para uma área aproximada de 40. 420m², que não possui uma tubulação compatível e ainda dá passagem a cabos da OI (pela Rua Minas Gerais) como impedimento da vazão da rede de esgoto e por fim a obstrução TOTAL da rede de esgoto na altura do Hospital Regional.

Tais impedimentos resultam em alagamentos que chegam a levar de 24 a 48 horas para escoamento total. Vale salientar que isso só acontece pelo fator esponja (sucção pelo solo) e que forma uma bacia subterrânea por baixo dos imóveis ocasionando destruição e perda de alguns como a sede do Sindicato de Produtores Rurais, dentre outros.
Passados 6 dias a situação é de abandono, sujeira pelas ruas (areia, matos, resto de vegetação, lixo, etc), e o bueiro que há mais de mês não tem nem a tampa improvisada e ainda está entupido aguardando novo desastre por falta de atenção das autoridades que já conhecem o problema e já foram novamente comunicadas.

Há uma audiência de um processo judicial movida em 2015 pelos moradores, dia 25 de novembro 2021, ainda assim, nenhuma alternativa foi tomada e nem apresentado o projeto que se diz ter. Esperamos que de fato haja uma solução, pois a população está cansada de perder seus bens e de se manterem ilhados em suas próprias casas.
Medidas foram solicitadas nessa gestão municipal, reuniões foram realizadas com a prefeita, secretário Anderson e Charles Leal sem nenhuma solução, da mais simples a resolução definitiva do problema e nem tão pouco cumprem as determinações judiciais em ação judicial impetrada desde 2015.

Portanto solicitamos de imediato da apresentação do Projeto de escoamento das águas pluviais bem como da desobstrução da única via de escoamento.

O Estado é constituído a proporcionar o bem comum aos seus administrados, a gestão governamental é escolhida e ansiada pela comunidade e essa há de se pautar na obtenção de solucionar os problemas da comunidade e promover o seu progresso.

Assina: Moradores da Rua Toufic Nicola Khoury e Sebastião de Paula no bairro Santo Antônio em Juazeiro/BA