JUAZEIRO POLÍTICA

Coronel Anselmo Bispo é exonerado da Codevasf após 7 meses de gestão. É o superintendente com a passagem mais rápida pelo cargo

Foi publicada na sexta-feira (29) a Decisão 1035, da Presidência da Codevasf, que nomeia o engenheiro mecânico Miled Cussa para o cargo de Superintendente da 6ª Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Paraíba (CODEVASF), em Juazeiro, no lugar do coronel Anselmo Bispo, que teve uma passagem relâmpago pela gestão da superintendência.

A 6ª SR tem um orçamento anual superior a muitas prefeituras e sempre foi cobiçada por muitos políticos, justamente por ser uma “maquina” de articulação e mobilização política. Segundo consta no site do órgão, a Codevasf atua em 202 municípios por meio da 6ª Superintendência Regional, com jurisdição no Estado da Bahia, abrangendo a bacia hidrográfica do rio São Francisco, na região fisiográfica do “Médio” São Francisco, além da bacia do rio Itapicuru e porções das bacias hidrográficas dos rios Paraguaçu, Real e Vaza-Barris, bem como as demais bacias litorâneas baianas setentrionais.

Ainda não se sabe o que motivou a saída do coronel Anselmo Bispo, mas nos últimos dias Miled Cussa postou nas suas redes sociais diversas fotos de reuniões e encontros com o alto escalão do governo Bolsonaro. Coincidência ou não, na quinta-feira (28) ele postou uma foto com o Ministro João Roma (baiano e possível candidato a governador em 2022) e com o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, no dia seguinte é publicada a sua nomeação.

O coronel Anselmo assumiu o cargo no final do mês de março passado e foi uma indicação do deputado federal Elmar Nascimento. Elmar é padrinho político do coronel, foi quem o incentivou a ser candidato nas últimas eleições, quando  Anselmo obteve cerca de 12 mil votos, ficando em terceiro lugar, atrás do ex-prefeito Paulo Bomfim.

Com essa passagem relâmpago, Anselmo Bispo é o superintendente que ficou menos tempo no cargo. Este fato gerou muitas especulações nas redes sociais. Alguns internautas questionaram se a exoneração foi uma jogada política ou incompetência para o cargo.

O novo indicado, Miled Cussa Filho, é natural de Juazeiro, engenheiro mecânico formado pela UFBA, foi secretário municipal em Juazeiro em gestões passadas, atuou na Prefeitura de Salvador e atualmente exercia cargo na Codevasf em Brasília.