BAHIA

Bahia é atingida por mais de 125 mil raios por causa de frente fria

A Bahia foi atingida por mais de 125 mil raios na noite de quinta-feira (4) e é o estado da federação que mais registrou o fenômeno por causa das chuvas, de acordo com o ClimaTempo. Conforme reportagem do G1, somente a cidade de Valença, na região do baixo-sul, registrou cerca de 6 mil. Salvador foi atingida por 460 somente em um período de duas horas.

O diretor da Defesa Civil de Salvador, Sósthenes Macedo, afirmou que o fenômeno foi registrado, em sua maioria, na área do oceano.

“Foram vários raios que caíram em Salvador, quase 500 em duas horas. Até tivemos uma quantidade de chuva em algumas localidades, mas não foi como já ocorrido em alguns momentos. Mas é certo que com essa quantidade de raios e trovões, e também no sistema que estávamos monitorando aqui no nosso radar meteorológico, assustados. Graças a Deus ele ficou mais estabilizado no oceano, trazendo para cá apenas os impactos dessa frente fria e essa nebulosidade que está em Salvador”, comentou ao G1.

“A grande maioria [das ocorrências] está na base das ameaças de deslizamento e desabamento. E hoje [sexta-feira, 5] apenas duas solicitações foram feitas de 0h até agora (por volta das 7h30). Nossas equipes continuarão trabalhando 24h em regime de plantão. Seja no Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador), no nosso centro de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Salvador”, disse.

O INMET informou que a previsão para a capital baiana é de ventos intensos e média de 30 e 60 mm/h, e 50 e 100 mm de chuva por dia. Por causa do clima, existem riscos de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A região metropolitana de Salvador, o Vale do São Francisco, o Centro Norte, o Nordeste, o Sul e o Extremo Oeste também receberam alertas de perigo por causa das chuvas intensas.

 

Fonte: Informe Baiano