CULTURA

‘Diálogos Insubmissos’ lança livro que reúne nove ensaios de mulheres negras nordestinas

Com foco no fortalecimento e na ampliação das perspectivas sobre a produção intelectual das mulheres negras nordestinas, a plataforma literária Diálogos Insubmissos lança no próximo dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o livro “Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas”.

A obra reúne nove ensaios de mulheres negras dos estados do Nordeste, escritos no contexto atual da pandemia de Covid-19. O trabalho marca a estreia da plataforma Diálogos Insubmissos enquanto editora de livros em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

Organizado por Dayse Sacramento (doutoranda, professora e editora), pela Manoela Barbosa (doutoranda, pesquisadora e consultora) e Nubia Regina (professora e doutora), “Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas” é o primeiro livro a ser lançado pelo projeto no formato impresso, já que a obra já foi publicada em e-Book.

A distribuição será gratuita e uma cota dos exemplares será doada para organizações de mulheres negras e uma escola pública de cada estado indicada pelas autoras do livro. “Nos interessa, com a publicação, romper com os estereótipos regionais e raciais, trazendo para a cena imagens positivadas de pessoas negras, sobretudo de mulheres negras e suas intelectualidades em movimento”, explica Dayse Sacramento, idealizadora do Diálogos Insubmissos.

O evento de lançamento para convidados acontece no dia 20 de novembro, às 16h, no Teatro do Goethe-Institut e no pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Corredor da Vitória). O acesso dos convidados acontece mediante a entrega de um pacote de absorvente, que será doado para mulheres beneficiárias do Corra pro Abraço, que atende a pessoas em contextos de vulnerabilidade social.

 

Por g1 BA