JUAZEIRO

SAAE Juazeiro reforça atividades sobre prevenção de acidente de trabalho

Prevenir problemas e acidentes de trabalho também tem sido uma das prioridades para a gestão Suzana Ramos. Prova disso é a programação diversificada que tem acontecido para todos os colaboradores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). Através da equipe formada por engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, novos conhecimentos e reciclagem tem chegado de forma humanizada, responsável e descontraída para todas as equipes.

De acordo com a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre, as palestras visam criar um ambiente de trabalho eficaz para o desenvolvimento das atividades. “Dessa forma, há uma valorização do bem-estar físico e mental dos colaboradores, além de  aperfeiçoamento e interação uns com os outros. Queremos que eles se sintam mais seguros e importantes no que realizam para melhorar a vida das pessoas”, disse Josilene.

As temáticas das palestras de cada setor, leva em consideração  os riscos de cada função e ambiente laboral – uma vez que toda função expõe o trabalhador a um risco diferente. “Nossa equipe tem ido pessoalmente em cada departamento. São mais de 300 colaboradores, só aqui no SAAE, e essas ações chegarão aos colaboradores de todas as secretarias. Hoje, por exemplo, reforçamos o treinamento de combate a incêndio, algo muito importante para os colaboradores conhecerem os tipos de extintores e qual usar para cada situação”, enfatiza o engenheiro em Segurança do Trabalho, Wiliam Fernandes.

De acordo com o colaborador e participante Jair Carvalho, a experiência foi muito relevante. “Hoje eu aprendi como o fogo se propaga, as medidas corretivas a serem tomadas  para utilizar um extintor, e como conduzir a situação de forma segura”, contou.

Temas abordados

 Os treinamentos acontecem com base na NR-23 (Norma regulamentadora) do Ministério do Trabalho, e na Norma de Segurança contra Incêndio e Pânico, do Corpo de Bombeiros da Bahia. Os temas abordados, foram: Classes de extintores, triângulo do fogo  (calor, oxigênio, congruente),  Tetraedro do fogo – reação química em cadeia (trata-se de uma sequência de reações provocadas por um elemento ou grupo que geram novas reações entre elementos possivelmente distintos, na qual aumentará a proporção do incêndio).

“Além da parte técnica, o treinamento contou com a parte prática, com uso dos extintores de gás carbônico e pó químico seco. A gente sempre ressalta que

colaboradores preparados, geram mais segurança para a população juazeirense”, concluiu o engenheiro Wiliam Fernandes.