JUAZEIRO SAÚDE

Juazeiro: Paciente agoniza na fila da regulação para realizar tratamento

Na segunda-feira (29) a senhora Vânia Nascimento enviou vídeo e denunciando que a sua mãe está no Hospital Sote há 17 dias aguardando uma regulação. De acordo com o audio de Vânia, dona Marilia Rosário precisa de transferência pois “sofre de arritmia, artrite, mal de parkson”, e tudo a cada dia piora a situação.

“Eu peço as autoridades de Juazeiro que tomem uma providência. Ela pagou a vida inteira impostos e quando precisa não assistência para fazer uma cirurgia do Femur. Não temos dinheiro para fazer essa cirurgia particular que custa em torno de setenta mil reais”.

A regulação de paciente é um sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando critérios internacionalmente estabelecidos. Antes de ser criada a Regulação, os pacientes rodavam de porta em porta, dentro de ambulâncias ou pessoalmente, buscando uma vaga que, muitas vezes, não era em uma unidade com o perfil adequado para tratar aquela pessoa ou era uma unidade em que não existia a vaga.