JUAZEIRO

Prefeitura de Juazeiro reforça cronograma de coleta de lixo e celebra parceria com associações que ajudam a manter a cidade limpa

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), vem reforçando a coleta de lixo no município e fortalecendo a parceria com usuários e associações de moradores que têm contribuído para manter a cidade limpa. Uma delas é a Associação de Moradores do bairro Dom José Rodrigues, que em parceria com a equipe de resíduos sólidos do SAAE, tem fiscalizado a situação por lá.

Só esta semana, por exemplo, foram  retiradas mais de 90 toneladas de resíduos sólidos no Dom José Rodrigues, deixando ruas e avenidas limpas. No bairro de Angari, em cinco dias as equipes recolheram 247 toneladas. As limpezas são frequentes, mas, infelizmente, duram pouco, pois uma das principais problemáticas é a falta de colaboração da própria população.

“O nosso trabalho de conscientização, tem sido incansável, e assim como as associações de moradores têm cooperado conosco, acreditamos que aos poucos teremos um envolvimento maior nessa causa, que beneficia a própria população e ajuda o meio ambiente”, explica a coordenadora do setor de Resíduos Sólido do SAAE, Yana Maggie Caldas.

Formas de contribuir com a limpeza

Uma das principais formas de contribuição da população, é se atentar para o horário em que a coleta é realizada no seu bairro. Por isso, a Prefeitura de Juazeiro reforça a informação:

– A coleta no centro e em bairros da região central de Juazeiro é realizada de segunda a sábado, de manhã e à tarde. No domingo, a coleta acontece no centro comercial e em alguns locais onde tem feiras e hospitais, sempre pela manhã.

– No interior de Juazeiro, o serviço é realizado ao longo da semana – incluindo sábado, com cronograma sempre pela manhã.

Toda quarta-feira pela manhã, por exemplo, a equipe da Vale Norte, prestadora do serviço, através do SAAE, está em Lagoa do Boi.

“É importante que os moradores se atentem ao horário em que a coleta de lixo é feita. Se o material é descartado depois que a equipe passa, por exemplo, ele ficará acumulado na via pública até o dia da próxima coleta. Fique ligado no nosso mapa, e qualquer problema, fale com a gente através do 3614-9800”, ressalta a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre.–