CULTURA JUAZEIRO

Juazeiro realizou o melhor festival Edésio Santos dos últimos 12 anos

A 24ª edição do Festival Edésio Santos da Canção – ‘O Mundo Canta Juazeiro’ já garantiu o seu marco na história com o maior número de inscrições realizadas em todos os anos de Festival. Ao todo, a comissão de triagem analisou mais de 200 canções num tempo exíguo.  O evento foi realizado na Orla II de Juazeiro, entre os 9 a 11 de dezembro e contou com shows de três grandes artistas do cenário nacional.

Forró, Pop e MPB foram alguns dos estilos que encantaram a primeira noite da ‘24ª Festival Edésio Santos – O mundo Canta Juazeiro’.

Na noite de abertura do Edésio Santos, a principal atração da noite foi Zé Manoel. O artista petrolinense indicado ao Grammy Latino 2021 já foi vencedor do Festival como compositor e vai apresentar o show ‘Do meu coração nu’, em que traz influências do Vale do São Francisco. Na segunda noite, 10 de dezembro, a atração foi o juazeirense Edy Star, muito conhecido por sua parceria com Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio no álbum ‘Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10’. E no último dia do Festival, foi a vez de ouvir as canções do mineiro Flávio Venturini. Revelado nos anos 70, no movimento Clube da Esquina, junto com Milton Nascimento, Flávio também foi um dos grandes nomes do grupo 14 Bis e é autor de sucessos da Música Popular Brasileira, como ‘Todo Azul do Mar’, ‘Linda Juventude’ e ‘Planeta Sonho’.

Visualização da imagem

Nos últimos 12 anos o Festival sofreu um grande desmonte na sua essência cultural. O músico e compositor Edésio Santos estava se revirando no túmulo, era de extremo mal gosto a organização, as atrações e o descaso com a memória do músico juazeirense.

Na 22ª edição do festival em 2019, por exemplo, numa sexta-feira 13, para debochar da população, o site da prefeitura avisou a animação da noite ficaria com o cantor Rodrigão, “com seu talento e irreverência apresentando um repertório especial de Música Popular Brasileira”.

A época, segundo populares, o artista Rodrigão fez um show exclusivo para o prefeito Paulo Bomfim e alguns secretários. O público seleto se identificou muito mais forte com as letras das músicas que ele canta, do tipo: “hoje ela está pirada, a traição do ex deixou ela revoltada… senta remexendo gostoso que Rodrigão arrebenta”, “oh, remexendo vai para o lado ou para outro”. “Ela muito saliente, vai tomar de costa, vai tomar de frente”.

Consta que o objetivo do Festival é ter composições inéditas, de todos os gêneros e estilos musicais da Música Popular Brasileira, o Edésio Santos foi criado com o objetivo de fomentar a cultura poética e musical dos artistas locais, oportunizar o intercâmbio e a troca de experiências de produção musical e cultural.