BAHIA ESPORTE JUAZEIRO

Vereador Lourival Quirino será homenageado na travessia internacional Itaparica-Salvador

Uma das provas aquáticas mais importantes do mundo, a travessia Itaparica-Salvador a nado acontece no dia 19 (domingo) e conta com quase 100 atletas de alto nível. Um dos nadadores mais esperados é Allan do Carmo, maior campeão da Travessia, com sete títulos.

A prova, que já se chamou Mar-Grande Salvador e Travessia Baía de Todos-os-Santos, tem saída da Praia de Gameleira, em Vera Cruz, às 7h30, e a chegada será no Yacht Clube da Bahia, para evitar aglomerações no Farol da Barra.

O presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) convidou o vereador Lourival Quirino para fazer parte da programação da travessia, ocasião em que será homenageado. A prova iniciada em 1955, terá uma série de protocolos de segurança sanitária, visando o bem-estar dos atletas e colaboradores.

Para conter a disseminação da Covid-19, não será permitida a presença de público e todos os atletas terão que usar máscaras enquanto não estiverem na água.

Lourival Quirino é pentacampeão da travessia

Lourival Quirino, durante 18 anos, foi o maior vencedor da prova, com cinco conquistas, recorde quebrado em 2016 por Allan.

“É muito gratificante poder fazer do hall dos maiores ganhadores. É uma satisfação imensa. Só eu sei a luta que nós travamos para conseguir êxito, não só na Mar Grande”, comemora.

Ele foi campeão em 1989, 1991 (duas vezes), 1992, 1994 e 1995. Aposentou-se da competição em 1996 com cinco títulos em oito edições disputadas.

As dificuldades foram a tônica da carreira vitoriosa de Lourival. Natural de Juazeiro, ele treinava durante o ano inteiro no Rio São Francisco. Dois meses antes da disputa da Mar Grande, ele ia para Salvador treinar com o técnico Rogério Arapiraca, que lhe oferecia moradia durante o período.

“As primeiras vezes que participei tive muita dificuldade, até porque, na nossa época, não tinha nem como comprar um óculos adequado em Juazeiro. Eu treinava sem óculos aqui. Só tive meu primeiro quando fui nadar a primeira Mar Grande”, relembra.

Fonte de informações: Jornal Atarde