BAHIA EDUCAÇÃO

Professor da Uneb/Juazeiro tem artigo publicado em revista da USP. “Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco”

O professor Francisco de Assis Silva, Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) teve um artigo publicado na revista Comunicação & Educação, ligada ao Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
O tema da edição 26 da revista, “Dossiê 100 anos de Paulo Freire”, foi em homenagem ao centenário do filósofo da educação, teórico da comunicação, educador popular, professor universitário e homem público, Paulo Reglus Neves (1921-1997). Afinal, Freire é, por sua perspicácia e pela universalidade de seu pensamento, a referência de intelectual brasileiro mais citada no mundo. Sua extensa obra é marcada pelo compromisso com uma filosofia de emancipação das camadas populares por meio da educação.
O artigo do professor Francisco de Assis,  analisou as contribuições de Paulo Freire para a implantação de um projeto de educação popular na Bahia podem ser verificadas em sua passagem pelo vale do São Francisco.  A implantação do projeto de educação popular teve a participação efetiva de Paulo Freire e de membros de sua equipe, no desenvolvimento de ações de formação continuada na Diocese de Juazeiro da Bahia, administrada pelo redentorista Dom José Rodrigues de Souza, na década de 1980.
No bojo do artigo estar análise da prática e da vivência da política de educação popular e do projeto de comunicação social do bispado de D. José Rodrigues à luz das orientações de Paulo Freire. Assim como os desdobramentos das ações realizadas nesse processo geraram novas possibilidades de construir conhecimentos, como a Educomunicação, que refletem na atualidade em espaços universitários, por exemplo.
Segundo professor, a produção do artigo foi motivada pela buscar em compreender as ações desenvolvidas na Diocese de Juazeiro que, ao serem alicerçadas nas ideias e orientações de Paulo Freire, resultaram na criação de uma estrutura que compreende, além dos vários círculos de cultura e acervos bibliográficos, a importante reorganização social da população para a busca da garantia de seus direitos, tendo como elementos primordiais a produção, a gestão e a participação nos processos de educação e comunicação.
Confira o artigo completo: