BRASIL

Bombeiros do RJ embarcam para ajudar vítimas da chuva na Bahia

O governo do estado do Rio de Janeiro está enviando 40 agentes do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (29), para ajudar as vítimas da chuva na Bahia. Também estão sendo enviados 20 barcos, um avião, equipamentos de salvamento e kits de primeiros socorros. Ao todo, 136 cidades baianas estão em situação de emergência.

Vinte e uma pessoas morreram em decorrência das fortes chuva na Bahia. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 34.163. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 42.929.

“As tempestades provocaram prejuízos em diversas cidades. Houve rompimento de barragens, enchentes em diversos pontos e fechamento de estradas. Estamos juntos nessa força-tarefa para ajudar à população da Bahia “, explicou secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

A Sudec informou que 471.786 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos não foi alterado desde a segunda-feira (27), e segue em 358 pessoas. Nesta terça, 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência.

 

Fonte: G1 RJ