BAHIA

Prefeitura de Juazeiro vai reinaugurar Praça do Jacaré nesta quinta-feira

A Bahia registrou oito casos de pacientes com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo, em três municípios: Salvador, Feira de Santana e Camaçari. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde da Pública (Lacen).

As prefeituras de Senhor do Bonfim e Jaguarari, que ficam no norte da Bahia, também anunciaram três casos. No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não confirma pacientes nesses municípios.

Segundo informações da Sesab, são cinco pacientes homens e três mulheres, com idades ente 13 e 91 anos. Não há óbitos registrados.

“Temos notificados 1.400 casos de Influenza H3N2, temos ainda 35 óbitos e oito casos de co-infecção, ou seja, pessoas que têm ao mesmo tempo Covid-19 e Influenza H3N2”, revelou a secretária estadual de Saúde, Tereza Paim.

 

A orientação da Sesab é que as pessoas se previnam com o uso de máscaras e que procurem unidades de saúde caso apresentem sintomas de co-infecção.

 

É muito importante a prevenção, lembrar que a síndrome gripal e o Covid se espalham se a gente não usar máscaras”, afirmou a secretária.

 

 

Casos no norte da Bahia

 

Os casos anunciados no norte da Bahia foram detalhados pelos órgãos. De acordo com a Prefeitura de Senhor do Bonfim, a paciente tem 35 anos, que está com sintomas leves, tomou as duas doses da vacina CoronaVac. A mulher se recupera em casa e é monitorada pela Secretaria de Saúde do município.

Já a Prefeitura de Jaguarari confirma dois casos na cidade. De acordo com a enfermeira e diretora da Vigilância Epidemiológica do município, Ada Rodrigues, o primeiro foi confirmado na segunda-feira (3) por meio de exame laboratorial particular.

Ada Rodrigues ainda informou que o paciente é um homem de 47 anos, que trabalha em uma empresa particular, e foi encaminhado para o Hospital Memorial, em Petrolina.

A Prefeitura de Jaguarari disse que a segunda paciente é uma mulher de 22 anos. Ela se recupera em casa e é monitorada pelo órgão.

 
Entenda a dupla infecção simultânea por gripe e Covid-19
 

As duas infecções podem ser inicialmente confundidas por causa da semelhança dos sintomas. A única forma de identificar é com testes para Covid-19 e Influenza.

A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus Influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal.

Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória. Os sintomas mais comuns do coronavírus são dor na garganta, no corpo, congestão nasal e dores estomacais e diarreia.