BAHIA

Homem é resgatado após pular em barragem para nadar; correnteza aumentou após abertura de comportas

Um homem precisou ser resgatado por uma corda após pular na Barragem de Luiz Vieira, na cidade de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia, para nadar.

O local, que é conhecido como ‘Açude Brumado’, teve as comportas abertas parcialmente para regular o fluxo da água e a correnteza aumentou. O caso ocorreu na tarde de domingo (9), por volta das 11h.

Após saltar na água para nadar, o homem foi levado pela correnteza até a região do sangradouro e resgatado por um amigo que o acompanhava. Curiosos se aglomeraram na ponte por cima da barragem e uma corda foi utilizada para socorrer o homem.

A barragem teve as comportas abertas em 30% para regular o fluxo da água. A abertura aconteceu às 11h.

Segundo o gerente da Unidade de Campo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o aumento será gradual nos próximos dias. Não há relato de áreas alagadas, conforme a prefeitura de Rio de Contas.

Barragem de Ceraíma

A barragem de Ceraíma, em Guanambi, também no sudoeste da Bahia, sangrou na madrugada de domingo (9) após cerca de 30 anos, segundo relatos de moradores. A barragem começou a sangrar por volta de 1h, feito que não era visto desde 1992.

A barragem tem capacidade para 51 milhões de metros cúbicos. A água segue pelo Rio Carnaíba de dentro que passa pela cidade de Guanambi. Sangradouro é a linguagem utilizada para designar quando há um escoamento da água acumulada.

A prefeitura emitiu um alerta para as populações localizadas a beira do rio, porque o volume pode aumentar em razão das chuvas que caem na cabeceira do Rio Carnaíba e seus afluentes. Muitas pessoas se arriscaram para ver o sangramento da barragem.

A barragem do Poço do Magro, também em Guanambi, está na iminência para sangrar.

Segundo a prefeitura de Guanambi, a cota neste domingo é de 518,66 m e o sangramento ocorre quando chega em 519 m (faltando pouco mais de 30 cm para verter água). A primeira e única vez que a barragem do Poço do Magro sangrou foi em 2016.

Por: TV Sudoeste