Eventos marcados para este mês de janeiro foram cancelados e adiados em Salvador, após o governo da Bahia publicar novo decreto que exige a redução do público dos shows para até 3 mil pessoas. Antes, a capacidade nos eventos era de até cinco mil pessoas.
O governador atribuiu o aumento de casos das síndromes gripais no estado, também à realização de eventos.
Segundo Rui Costa houve descumprimento, por parte de organizadores, da cobrança de comprovação da imunização contra Covid-19.
“Desde outubro eu falo com as pessoas que organizam festas [para ter controle no acesso], mas, infelizmente, eles não estão cuidando do negócio deles. Porque se a pessoa quer continuar fazendo festa, a primeira coisa que deveria fazer: as pessoas que entram devem ser vacinados e aí poderia fazer a festa. Quando não é feito estamos colhendo o fruto disso”, repreendeu.
Entre os eventos cancelados está o Bonfim de Tarde, festa que teria atrações como Bell Marques e Harmonia do Samba. A festa estava marcada para quinta-feira (13), na Bahia Marina.
Já os shows de Baiana System, Pitty e Larissa Luz, que aconteceriam no Circuito Verão 22, no Centro de Convenções, no dia 15 de janeiro, foram adiados pela organização.
O decreto com redução do público vale até 14 de janeiro e foi publicado devido ao aumento do número de casos de Covid-19 na capital baiana e em todo o estado. Antes da medida, os shows podiam contar com um público de até 5 mil pessoas.
Com o nova decisão, além do público reduzido, os eventos devem obedecer a lotação máxima de 50% da capacidade de cada local.
Outras medidas, como as obrigatoriedades de comprovação da vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos, foram mantidas no novo decreto.
Segundo o governador Rui Costa, a diminuição do público acontece em um momento de pré-colapso nas emergências municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), postos de saúde e emergências dos hospitais estaduais.
Bonfim de Tarde
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/q/0/2XtZsIRoekDMPAWJVzvA/bonfim-de-tarde.png)
Festa com Bell Marques e Harmonia do Samba é cancelada em Salvador — Foto: Redes sociais
A festa Bonfim de Tarde, com Bell Marques e Harmonia do Samba, foi cancelada em Salvador. O evento aconteceria na quinta-feira, na Bahia Marina.
Para ressarcir o valor do ingresso, é necessário entrar em contato com a plataforma/ponto de vendas específico no qual a compra foi realizada (Central do Carnaval, TicketMaker, Pida ou Balcão de Ingressos).
Circuito Verão 22
Circuito Musical Verão 22 será realizado no mês de janeiro em Salvador; confira — Foto: Foto: Divulgação
Os shows de Larissa Luz, BaianaSystem e Pitty, que aconteceriam no sábado (15), e as apresentações das bandas Titãs e Jota Quest, que seriam no dia 22 de janeiro, foram adiadas.
A organização do evento disse que novas datas serão anunciadas em breve. Ainda não foi informada a forma de ressarcir o valor do ingresso.
Axézin
O evento Axézin, que aconteceria no sábado (15), às 17h, no Santo Antônio Além do Carmo, foi adiado. Segundo a produção, uma nova data será comunicada em breve.
No dia 15 de janeiro, o evento de Alexandre Peixe contaria também com a participação do DJ Papau e da Fanfarra do Gravata Doida. Não foi informado como realizar o reembolso do ingresso.
Feijoada do Dadau
Marcada para acontecer no final de mês na Chácara Bougainville, no mesmo local do Pernalonga, que reuniu milhares de pessoas no mês de dezembro de 2021. A Feijoada é anunciada nas redes sociais, como “EM 2022 O SEU CARNAVAL VAI SER NA MAIOR FEIJOADA DO BRASIL!! Preparados para matar a saudade da Feijoada do Dadau? O caldeirão já está fervendo para essa mistura ficar no ponto e a gente se reencontrar dia 30 de janeiro com Harmonia do Samba, Raí Saia Rodada, Matheus Fernandes e Luiz Caldas”.
O evento acontece em meio ao aumento dos casos de covid, ocupação dos leitos e de surto gripal. Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 42%, com 68 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 80% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 2 leitos bloqueados. Juazeiro teve 420 mortes por covid.
Surto gripal
A epidemia de gripe agora se interioriza para outros municípios da Bahia. Até dezembro, Salvador era o foco da doença. Só no último final de semana, houve um aumento de 28,6% no número de casos de influenza na capital baiana, totalizando 993, até esta segunda-feira (3). Porém, após as festas de fim de ano, os números começaram a crescer em outras cidades. Ao todo, são 1.458 casos de H3N2 na Bahia, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Destes, 259 precisaram de internamento e 35 pessoas morreram.
Síndrome gripal, respiratória ou gripe?
O infectologista Antônio Bandeira, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Aeroporto, esclarece que tanto a gripe quanto a covid-19 são tipos de síndromes respiratórias e síndromes gripais. Como os sintomas são basicamente iguais, assim como a forma de se proteger das doenças, a certeza do diagnóstico só virá com o teste de covid e de influenza. Porém, se o de covid-19 der negativo, já é possível considerar que é influenza, devido ao cenário de epidemia de gripe.
Fonte de informações: Correio 24 horas.