Nesta sexta-feira (21), uma operação da Patrulha Ambiental, com o setor de fiscalização e projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), apreendeu 10 aves silvestres na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Petrolina, no Sertão Pernambucano.
De acordo com a prefeitura, a equipe da patrulha estava verificando o lançamento de esgoto na orla, e ao entrar na Compesa se deparou com as aves mantidas em cativeiro de forma ilegal. A companhia não tinha autorização para criar animais silvestres.
Foram apreendidos pássaros das espécies Sabiá, Cardeal, Azulão, Caboclinho e Rolinha. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado para fazer a ocorrência. Após a apreensão, os animais serão avaliados.
A Compesa foi multada em R$ 5.000. Em nota, a companhia informou que “repudia veementemente qualquer ação contra o meio ambiente e lamenta o ocorrido”.
Confira a nota completa da Compesa
“A Compesa esclarece que repudia veementemente qualquer ação contra o meio ambiente e lamenta o ocorrido. A empresa desconhecia a existência de aves silvestres, praticada por um funcionário terceirizado em unidade da Companhia.
A Compesa não admite ou compactua com tais práticas e tomará as medidas administrativas cabíveis, respeitando a legislação, o contraditório e o devido processo legal”.
Por: G1 Petrolina