BRASIL POLÍTICA

Morre o guru bolsonarista Olavo de Carvalho, nos EUA, aos 74 anos

O filósofo Olavo de Carvalho morreu na noite desta segunda-feira (24) aos 74 anos. A família do escritor confirmou a notícia nas redes sociais. Carvalho estava  internado em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi informada.

“Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”, diz a nota.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou o filósofo nas redes sociais e lamentou sua morte. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, escreveu o chefe do executivo no Twitter.

Ao fazer seu primeiro pronunciamento como presidente, Bolsonaro deixou à mostra quatro livros: a “Bíblia Sagrada”; a Constituição brasileira de 1988; “Memórias da Segunda Guerra Mundial”, de Winston Churchill; e “O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota”, de Olavo de Carvalho. Entre as principais obras do autor, estão “O Imbecil Coletivo” e “O Jardim das Aflições”.

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, e se tornou um expoente do conservadorismo político no país. Foi fundador do Seminário de Filosofia e do Curso Online de Filosofia (COF), além de apresentador do programa True Outspeak. Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.