BOMBEIRO EDUCAÇÃO

Secretária de Educação se reúne com o comandante do 9º GBM. Na pauta o ineditismo do projeto contra incêndio nas escolas municipais.

Na última quarta-feira (09) a secretária de Educação Normeide Almeida, acompanhada dos engenheiros da SEDUC João Victor e Bismark Marques Cavalcante, se reuniu com o major BM, Eminelvino Soares Neto, comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Juazeiro, para tratar sobre o projeto inédito de sanar as deficiências de segurança contra incêndio e pânico em quase 150 escolas.

Dos quase 150 prédios que estão a disposição da secretaria, somente três tem seu plano de abandono/evacuação e equipe de brigadistas. O Município de Juazeiro vinha descuidando, principalmente de dotar as escolas de equipamentos de combate a incêndios e de formação de equipes de brigadistas treinados para atuar em situação de emergência e pânico.

A secretaria Normeide Almeida ressaltou a importância e o compromisso da gestão da prefeitura Suzana Ramos em cuidar das pessoas, nesse caso dos alunos da rede municipal. “Não iremos descuidar como sempre aconteceu no nosso município, iremos alocar os recursos necessários para que todas as escolas tenham o seu projeto de incêndio. Sabemos que muitos prédios próprios foram construídos há mais de 20 anos e ainda não passaram pelas adequações necessárias para reduzir riscos de incêndio e danos causados por desastres naturais”,  destacou a secretária.

O major Soares Neto destacou que todas as edificações de uso coletivo do estado estão sujeitas à fiscalização da corporação. “Conforme o tipo de irregularidade, é aplicada uma medida ou fazemos a comunicação ao órgão competente”, explica. Segundo ele, cada caso é avaliado individualmente e uma irregularidade na prevenção de incêndio e pânico não implica diretamente interdição, que ocorre quando existe risco iminente para a população, ressaltou o militar.