E se for Otto Alencar o candidato ao governo na banda pilotada por Rui Costa?
A possibilidade pauta algumas rodas de conversas entre os aliados do PT. Ao que dizem, Lula está ingerindo forte na questão baiana, mas pensando mais em si.
Pela tese, Lula tenta minimizar ao máximo o poderio do Centrão e para isso contaria com a permanência de Jaques Wagner no Senado para adiante ser o presidente do Congresso, Rui Costa disputaria o Senado, Otto Alencar ficaria na cabeça da chapa para o governo e João Leão ficaria governador nove meses.
A conversa é turbinada pela entrevista dada por Rui Costa semana passada em Piripá, na qual disse que não age sozinho, tem várias lideranças ao seu redor e que no fim de março se saberá se ele vai disputar o Senado ou não.
Até o fim — Mas ainda ontem Rui Costa reafirmou a interlocutores aliados: o que ele quer mesmo é permanecer no governo até o fim. Ainda assim, mesmo que Rui fique, isso não impediria uma candidatura de Otto Alencar ao governo.
Entre petistas baianos a ideia bate mal. Lembram que há precedentes de intervenções de cima para baixo no PT, como no Rio em 1998 quando a candidatura de Wladimir Palmeira foi rifada em favor de Anthony Garotinho. O resultado foi desastroso: o partido se apagou lá. Outra foi aqui mesmo na Bahia, em 2012, em Juazeiro, quando O PT detonou Joseph Bandeira em favor de Isaac Carvalho (PCdoB). Também não foi bom.
Fonte: Jornal A Tarde