Pernambuco autorizou a realização de eventos sociais com 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade em ambientes fechados, e de até três mil pessoas ou 70% da capacidade em locais abertos. A flexibilização faz parte do Plano de Convivência com a Covid-19, que entra em vigor a partir desta quarta-feira (2). As mudanças são válidas até o dia 15 de março.
De acordo com a nova determinação, a apresentação do passaporte vacinal e do teste negativo segue obrigatória para eventos com 500 pessoas ou mais.
Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, a adoção das novas medidas foi possível por conta da queda nos indicadores da Covid-19 em Pernambuco.
“As progressões não significam que a pandemia acabou. Se quisermos vencer o vírus, precisamos manter o cuidado e, principalmente, avançar na vacinação. É fundamental o compromisso de cada um. As vacinas, além de seguras, são nossas principais aliadas na proteção da vida”, reforçou.
Ainda segundo o novo plano de convivência, as competições esportivas em geral podem ocorrer com público de 1,5 mil pessoas em ambientes fechados e três mil em locais abertos, ou 70% da capacidade, o que for menor. As exigências de comprovação de vacina e teste negativo são as mesmas dos eventos sociais.
Ainda de acordo com o novo plano de convivência, nos serviços de alimentação, a capacidade máxima será de 80% e a apresentação do comprovante de vacinação segue obrigatória. Os cinemas, teatros, circos e museus podem receber até 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade. Nesse caso, além do passaporte vacinal, a partir de 500 pessoas os ingressos devem ser destinados apenas a quem apresentar teste negativo.
Dados da Saúde
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a Semana Epidemiológica (SE) 8, encerrada no sábado (26), apresentou uma redução de 25% em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em comparação com a semana 7, e queda de 46% em relação a SE 6, ficando no mesmo patamar do início de outubro de 2021.
No que se refere às solicitações de leitos de UTI, a Central Estadual de Regulação Hospitalar registrou 304 pedidos na semana 8, o que representa uma queda de 50% e 29% em comparação com as semanas 6 e 7, respectivamente. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva na rede pública está em 58%, menor patamar deste ano, de acordo com a pasta de Saúde.