PETROLINA

Aberto em Petrolina projeto que incentiva o gosto pelos livros e o hábito da leitura

Uma manhã e uma tarde bastante movimentadas com crianças recitando versos de poetas regionais e nacionais, marcaram nesta sexta-feira (18), em Petrolina – PE, a abertura da edição 2022 do projeto Viva a Leitura.

O projeto, que reuniu os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental/ anos inicias do Plenus Colégio e Curso, começou com a diretora Pedagógica, Silvia Santos, convocando a todos para brincar de poesia. Depois de falar da importância do incentivo ao gosto pelos livros e ao hábito da leitura, a diretora deu início à programação convidando o pequeno Gabriel do 5º ano ‘A’, que recitou o poema ‘Convite’, de José Paulo Paes.

O mergulho no fantástico mundo das palavras deu asas à imaginação das crianças e o resultado veio em forma de aplausos e sorrisos ao final de cada apresentação. E como bem disse o poeta Mário Quintana, “quem faz um poema abre uma janela”, a aluna Maria Tereza, do 5º ano A, subiu ao palco para recitar o poema autoral ‘Passarinho livre da gaiola’ e o público aplaudiu emocionado.

No turno da tarde, o Viva a Leitura continuou a brincadeira poética, mexendo com a sensibilidade e a emoção de todos. Os alunos do 5º ano D, Vitória, Heloísa, Laura e Stela, declamaram o poema ‘As Borboletas’, de Vinícius de Moraes e na sequência o público ainda conferiu alguns escritos de Mário Quintana e de Manuel Bandeira. No encerramento do projeto, que teve ainda as participações do professor Genivaldo Nascimento (coordenador de projetos) e de Sueli Silva (bibliotecária), os alunos do 5º ano C, Caio, Helena, Sara e Bernardo, surpreenderam a plateia declamando versos arrebatadores da poetisa portuguesa Florbela Espanca.

Clas Comunicação e Marketing