JUAZEIRO POLÍTICA

População de Carnaíba do Sertão recebe atendimento de saúde itinerante da Prefeitura de Juazeiro

Os moradores de Carnaíba do Sertão estão recebendo neste fim de semana vários serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Igreja Batista Sertaneja, que fica na comunidade. Os atendimentos estão sendo realizados na igreja, numa carreta da Igreja Batista Nova Jerusalém e na Unidade Móvel de Atendimento Odontológico da Prefeitura do município.

Estão sendo ofertados atendimentos com dentista, vacina contra a Covid-19, testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, atendimento com clínico geral, aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros. De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Costa, a ideia da Prefeitura de Juazeiro é sempre ampliar a oferta dos serviços de saúde à população. “Além dos atendimentos que já realizamos na nossa rede de Atenção Básica e Especializada e também na Vigilância em Saúde, estamos sempre realizando os serviços itinerantes com o nosso ‘Saúde em Movimento’, juntando vários serviços em um só lugar. Essa é a nossa proposta, de levar para ainda mais perto das pessoas, os nossos atendimentos”, disse Fernando Costa.

O adolescente Miquéias Macedo, de 12 anos, foi sorridente tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A mãe do garoto, Maria Madalena Macedo, aproveitou para ir ao médico, ao dentista e agradeceu pelos serviços ofertados para ela e para o filho. “Na correria do dia a dia, de ir para a roça, não tinha tido oportunidade de levar ele no ponto para tomar a vacina e quando fiquei sabendo deste evento, aproveitei e trouxe para cá”, disse.

Ícaro Leonardo, que mora na Rua do Comércio em Carnaíba do Sertão foi com a imaginação de ser atendido apenas pelo dentista. Mas quando viu os outros serviços ofertados, venceu o medo de agulha e atualizou também o esquema vacinal contra a Covid-19. “Vim para o dentista. Mas vou aproveitar e vou tomar logo a minha terceira dose, é ligeirinho, já perdi o medo mesmo. Vou aproveitar logo, já estou aqui e ver outros serviços”, declarou o morador.

O pastor Ralison Endrigo de Medeiros, da Igreja Batista Sertaneja, em Carnaíba do Sertão, agradeceu a parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro. “Com a carreta missionária, a Secretaria de Saúde somou forças junto conosco trazendo outros serviços e ampliando o atendimento odontológico, com vacinação, atendimento médico, e outros. É um atendimento de saúde completo para atender as pessoas aqui da comunidade. E a gente louva a Deus por isso”, destacou o pastor Ralison.

Seu Francisco José Santana de Freitas saiu cedo da Fazenda Carneiros, no interior de Carnaíba do Sertão, para aproveitar os serviços. De cara tomou a terceira dose da vacina contra a Covid-19 e queria mais, antes de voltar para casa. “Vou ver minha pressão e a glicemia. Aqui está muito bom”, disse.