EDUCAÇÃO PETROLINA

Onde foi parar os 14 milhões da Facape? Prefeitura de Petrolina decreta intervenção na autarquia

Em decreto publicado nesta sexta-feira (6), a prefeitura oficializou uma intervenção municipal para estabelecer medidas voltadas ao custeio de atividades administrativas e acadêmicas da autarquia.

Entre os diversos problemas enfrentados pela autarquia municipal, o pior é o atrasos nos salários do servidores que já duram 5 meses. Diante disso o município de Petrolina anunciou algumas medidas administrativas para atender às necessidades da instituição.

O decreto de intervenção foi publicado após a prefeitura realizar uma auditoria nas contas da FACAPE. Segundo o decreto da prefeitura, a intervenção tem validade de 12 meses, a partir da publicação. A medida, realizada em conjunto com a AEVSF/FACAPE, visa garantir o pleno funcionamento da autarquia, assegurando condições de trabalho para o corpo docente e ensino para o corpo discente. O objetivo é implantar mecanismos de melhor eficiência administrativa buscando alternativas para recomposição administrativa e financeira da autarquia.

A situação de indisponibilidade financeira atual da autarquia é pública, na qual os servidores já se encontram com três meses de salários atrasados. O Decreto ainda menciona que no prazo de até 10 dias haverá a designação do interventor que iniciará as atividades, bem como de sua equipe de trabalho.

Dessa forma, enquanto perdurar a intervenção, a prefeitura passa a pagar diretamente os salários dos servidores da autarquia e dos profissionais prestadores de serviços, garantindo, assim, a manutenção do ensino superior.

Fonte de informações: Blog Carlos Britto