JUAZEIRO

Acidente no metrô em Salvador foi causado após falha de rebocador, explica diretor-presidente de concessionária

Dois trens do metrô de Salvador bateram de frente na manhã desta terça-feira, na saída da Estação Pirajá, na capital baiana. A colisão aconteceu após uma das composições ter se chocado contra um vagão de serviço. O impacto da batida fez um dos trens descarrilhar e atingir outro que estava no trilho ao lado.

De acordo com a CCR Metrô Bahia, concessionária do serviço, seis pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para avaliação médica em hospitais da região. Não houve mortos.

“Aí pessoal, um acidente gravíssimo no trem, saindo da Estação Pirajá, descarrilhamento com o metrô carregado de gente”, disse uma testemunha.

Metrô da Bahia

O acidente aconteceu no trecho entre as primeiras estações da Linha 1, Pirajá e Bom Juá, que conta com mais seis paradas. Segundo a concessionária, equipes de manutenção atuam para restabelecer o serviço no trecho, que não tem previsão para ser retomado.

Mapa detalhando as estações das Linhas 1 e 2 do metrô baiano — Foto: Reprodução / CCR Metrô Bahia

Mapa detalhando as estações das Linhas 1 e 2 do metrô baiano — Foto: Reprodução / CCR Metrô Bahia

O metrô da Bahia circula entre a capital Salvador e a cidade de Lauro de Freitas, em que fica o aeroporto. Com duas linhas e 33 quilômetros de extensão, o sistema conta com quarenta composições. Diariamente, 35 estão em operação no horário de pico, de acordo com a concessionária.

Confira, na íntegra, a nota da CCR Metrô Bahia após o acidente:

Prezando pelo cuidado permanente aos nossos clientes e a transparência da informação, a CCR Metrô Bahia informa que a Linha 2 opera normalmente após a ocorrência registrada nesta manhã próximo à Estação Pirajá. De Lapa a Retiro a operação está normalizada. As equipes de manutenção da concessionária estão atuando para que a Linha 1 seja restabelecida entre as estações Bom Juá e Pirajá. Não há previsão de retomada. Para garantir o atendimento aos clientes e minimizar os impactos da falha, foi acionado o Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência (PAESE) para minimizar os impactos para os clientes. Para a CCR Metrô Bahia, a segurança é um valor e, portanto, não serão medidos esforços para a apuração das causas da falha. Em 8 anos de atuação, foi a primeira vez que a ocorrência foi registrada. Seis pessoas relataram dores leves e foram devidamente encaminhadas aos hospitais da região. Imediatamente após a ocorrência, o trem foi evacuado e foram acionados os serviços de atendimento de emergência – SAMU e Bombeiros.