JUAZEIRO

Nota de falecimento do pesquisador aposentado João Antônio Albuquerque

Faleceu na última segunda-feira, dia 06 de junho, o pesquisador aposentado da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) João Antônio Silva Albuquerque.

O pesquisador trabalhou em diversas Unidades Descentralizadas da Embrapa, com especial atuação na Embrapa Semiárido, de onde se desligou em 2002. Nos mais de 28 anos dedicados à Empresa, desenvolveu importantes pesquisas, com destaque para a indução floral e plantio adensado de manga no Vale do São Francisco.

As pesquisas conduzidas por João Albuquerque para a indução floral da mangueira no Semiárido, com uso de reguladores de crescimento e estresse hídrico, foram fundamentais para viabilizar a oferta da fruta durante todo o ano, contribuindo para a estabilização do preço no mercado.

Outro trabalho de destaque do agrônomo foi o adensamento do plantio de manga. O aumento da quantidade de plantas cultivadas por hectare, bem como as técnicas de poda e manejo de copa, permitiu manter as plantas com baixa estatura e melhorar a competitividade da cultura.

Hoje a região do Vale do São Francisco é a maior exportadora de manga do país, muito em razão dos trabalhos desenvolvidos pelo pesquisador.

O cientista também realizou importantes pesquisas na área de videira, com trabalhos para produção de uvas passas.

João Antônio Silva Albuquerque era agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), fitotecnista e possuía mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Embrapa Semiárido