MUNDO

Depois de briga, Justiça decide que aparelhos que mantém menino de 12 anos vivo devem ser desligados

Os pais de Archie Battersbee, 12 anos, perderam a batalha na Justiça britânica e terão de dar o adeus final ao menino, já que os aparelhos que o mantém vivo no hospital serão desligados, conforme decisão do Supremo Tribunal. Apesar de o garoto já ter morte cerebral declarada, o casal Hollie Dance e Paul Battersbee tinha esperança, porque o coração ainda funcionava.

Em um hospital de Londres e sua mãe disse aos jornalistas locais que está arrasada com a decisão. “Estou devastada e extremamente desapontada com a decisão do juiz depois de semanas travando uma batalha legal, quando eu queria estar ao lado da cama do meu filho”, disse ela. “Sinto-me enojado que o hospital e o juiz não tenham levado em consideração os desejos de sua família”, completou.

A mãe disse ainda que pretende continuar lutando pela causa, mesmo depois de perder o filho. “Eu não acredito que Archie tenha tido tempo suficiente. Desde o início sempre pensei: ‘Qual é a pressa?’ O coração dele ainda está batendo, ele agarrou minha mão e, como mãe, e pelo instinto de minha mãe, sei que meu filho ainda está lá”, declarou. Para Hollie, o caso levanta  “questões morais, legais e médicas significativas” em torno da definição legal de morte. “Conheço milagres, de quando as pessoas voltam da morte cerebral”, disse a mulher. “Nós pretendemos apelar. Este é apenas o começo. Não vou desistir da minha luta pelo meu filho”, completou.

Alistair Chesser, diretor médico do Barts Health NHS Trust, responsável pelo hospital em que Archie está internado, disse: “Este é um momento triste e difícil para a família de Archie e nossos pensamentos estão com eles, enquanto aceitam o que aconteceu. De acordo com as orientações emitidas pelo tribunal, nossos médicos especialistas fornecerão o melhor atendimento possível enquanto o suporte de vida for retirado. Também estamos garantindo que haja tempo para a família decidir se deseja apelar antes que quaisquer alterações nos cuidados sejam feitas”.

O que aconteceu com Archie?

O jovem Archie Battersbee foi encontrado inconsciente em casa no dia 7 abril. A mãe dele, Hollie disse que tinha passado uma tarde perfeita com o menino. “Eu estava no meu quarto quando Archie entrou com esta bolsa e um olhar atrevido no rosto. Ele ia me provocar —  é assim que ele é, sempre à flor da pele”, relatou a mãe. “Ele me ofereceu um doce, mas pude ver que ele tinha nosso coelho de estimação, Simian, na bolsa. Ri com ele e disse para ele colocar o coelho de volta. Ele saiu do meu quarto e eu mandei algumas mensagens”, relembrou Hollie.

Minutos depois, a mãe percebeu que o jovem estava muito quieto, porém, não se preocupou muito. “Ele tem 12 anos, não precisa de mim em cima dele em casa o tempo todo”, declarou. No entanto, depois de sair do seu quarto, ela se deparou com uma tragédia: Archie já estava desmaiado. Ele foi encontrado com uma atadura em volta do pescoço. A família, então, o levou direto para o Southend University Hospital e, depois, ele transferido para o Royal London, onde está agora.

“No começo, pensei que era um acidente bizarro, mas, desde que aconteceu, eu me pergunto se Archie poderia estar participando de um ‘desafio online’”, afirmou Hollie.

Revista Crescer