JUAZEIRO

Governador Rui Costa cai em contradição ao falar sobre o BRT, diz deputado

Após o governador da Bahia, Rui Costa (PT), criticar as implantações do sistema BRT nos municípios de Salvador e de Feira de Santana e falar que o modal “é coisa do passado” (relembre aqui), o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) relembrou que no próprio site do governo há planejamento de construções de BRT no estado.

“Esse discurso é totalmente político e incongruente. Se é coisa do passado, porque o governo do Estado tem projetos vultuosos desse modal? Os corredores transversais Linhas I e II entre os principais eixos viários da cidade, a BR-324 e a Paralela, visa justamente a implantação de uma faixa exclusiva de tráfego para o funcionamento do sistema BRT. A Avenida Gal Costa inclui um corredor exclusivo para ser operado pelo sistema BRT. As duas obras que o governo aponta como ‘estruturantes’ em seu plano de governo custam 1 bilhão e meio de reais. Isso é ultrapassado?”, questionou Correia ao Bahia Notícias.

O parlamentar estadual defendeu o BRT de Salvador. “Os trechos 1 e 3, que vai da região do Shopping da Bahia até a região da Pituba, vão ajudar muito o deslocamento no novo centro da cidade. Vai ficar ainda melhor com a conclusão do trecho 2, que vai do Parque da Cidade até a região da Lapa. Cerca de 300 mil passageiros serão beneficiados diariamente com a medida. O governo deveria fazer como fez a prefeitura com o metrô: ajudar”, sugeriu.

Correia lembrou do VLT Subúrbio, que terá um valor 247% maior do que o inicialmente previsto, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). “Se o governador acha que BRT é ultrapassado, o que ele deve pensar do VLT do Subúrbio, que hoje custa R$ 5,2 bilhões, e retirou os trens do Subúrbio há mais de um ano com promessa de uma nova substituição, e até agora o VLT só faz atrasar e custar mais caro a cada dia.”, pontuou.

Fonte de informação: BN