Na manhã desta quinta-feira (1) a candidata a deputada estadual Ellen Carvalho (PT) visitou a horta orgânica comunitária do bairro João Paulo II, em Juazeiro, criada há mais de 30 anos, e que atualmente conta com 108 associados, sendo 80 mulheres. São 70 famílias envolvidas com a produção de diversas culturas.
Ellen conheceu de perto a produção de legumes e hortaliças produzidos na horta, pôde conversar com as agricultoras e ouvir suas conquistas e dificuldades.
Dona Maria Joaquina Nascimento, aposentada e uma das associadas da horta, contou sua lida no campo e recebeu a candidata com muita carinho: “Ela é uma pessoa ótima. E eu peço voto para ela”, disse Dona Joaquina. Ellen ouviu as reivindicações dos associados, que pedem mais apoio para que possam produzir mais. “Hoje nós precisamos da ajuda de Ellen aqui na nossa horta para nos tirar do fundo do poço. A gente paga muito caro em energia e água e isso dificulta o nosso trabalho”, pediu Davi Costa, agricultor. Dona Jovita Pereira fez questão de ressaltar o trabalho de Isaac Carvalho, quando à frente da Prefeitura de Juazeiro e manifestou sua confiança na candidata do ex-gestor. “O que eu espero, o que nós esperamos aqui, é que ela venha com um bom trabalho, assim como quando Isaac entrou na prefeitura. A gente espera que ela também seja uma boa deputada. Nós esperamos e confiamos nisso,” declarou a agricultora Jovita Pereira. A horta do João Paulo II é uma prova da importância social, econômica e ambiental da agricultura familiar. A produção dos alimentos orgânicos da propriedade é destinada à subsistência das famílias e também vai para o mercado, garantindo renda aos associados. “Foi um momento muito enriquecedor. Trocamos experiências sobre a importância da nossa força. Nós, mulheres do campo e da cidade, no lar, no trabalho. Ainda, do papel da mulher na agricultura familiar. As mulheres agricultoras da horta do bairro João Paulo II, e também os agricultores, têm desenvolvido um trabalho muito importante em nossa cidade, na garantia de uma alimentação saudável. No nosso mandato vamos dispensar uma atenção especial à agricultura familiar, ao empreendedorismo no campo. Contamos com a experiência do nosso futuro governador Jerônimo, que já foi secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia e sabe muito bem que a agricultura familiar é fundamental para a Bahia. Com Lula e Jerônimo vamos aumentar os recursos destinados a este setor e estimular o surgimento de cooperativas e associações, como a horta do João Paulo II, responsáveis pelo fortalecimento e valorização da atividade no campo”.