SOCIAL

Projeto abre bolsas em residência para fotógrafas negras e indígenas

Um projeto promovido pelo Estúdio África selecionará 10 fotógrafas negras (pretas e pardas) e indígenas da Bahia para a residência artística gratuita, com a participação da fotógrafa malinesa Fatoumata Diabaté. Ele acontece no Acervo Arlete Soares, em Salvador.

As profissionais escolhidas podem ser amadoras ou profissionais e receberão uma bolsa pela participação na residência. As inscrições podem ser realizadas de 4 a 10 de setembro de 2022 através do link oficial da entidade. A formação com Fatoumata acontece de 23 a 30 de setembro de 2022.

Com três etapas na programação, a primeira inicia com uma aula sobre a estética da fotografia africana, ministrada pela antropóloga e idealizadora do projeto, Goli Guerreiro, no dia 22 de setembro, no teatro do Goethe-Institut. A aula também será aberta ao público com inscrições gratuitas.

Na segunda etapa, as fotógrafas participarão da formação com Fatoumata Diabaté para a criação dos seus próprios estúdios de rua, na Praça Castro Alves, no dia 1º de outubro.

A última etapa é o Festival Estúdio África, quando as fotógrafas apresentam ao público os estúdios fotográficos criados a partir da residência com Fatoumata.

Em cada sábado, entre os dias 5 de novembro e 3 de dezembro, uma dupla de residentes montará seu estúdio em diferentes pontos da capital baiana e do interior, com o registro de fotos das pessoas que comparecerem ao longo do dia.