A prefeita Suzana Ramos participou nesta quarta-feira (14), no auditório do Sesi Juazeiro, do lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF), promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que tem por objetivo contribuir para impulsionar ações de desenvolvimento e para a melhoria da gestão pública em municípios que apresentam maiores fragilidades em seus indicadores sociais e econômicos.
O Sebrae, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) compõem os parceiros do projeto, além do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Secretaria Especial de Assuntos Federativos do Governo Federal; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Programa Agronordeste; Instituto Nacional do Semiárido (INSA); e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O Projeto de Desenvolvimento Federativo vai abranger os nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. Na Bahia, seis municípios foram contemplados, entre eles, além de Juazeiro, Andorinha, Jaguarari, Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas.
O lançamento foi marcado pela apresentação dos planos de ação e interação entre prefeituras e instituições, além da assinatura dos protocolos de intenções, com a presença dos prefeitos de Andorinha, Renato Brandão de Oliveira; de Sobradinho, Cleyvinho Sampaio; de Umburanas, Roberto Bruno Silva; e do o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaguarari, Raimundo Gomes.
A iniciativa da Sudene e parceiros terá como finalidade oferecer capacitações nas áreas de gestão e elaboração de programas. E a partir dessa ação, os municípios participantes estarão mais habilitados para articular e apoiar ações voltadas ao agronegócio, finanças públicas, conectividade, comercialização e exportação de serviços. A prefeita Suzana Ramos comemorou a escolha de Juazeiro para sediar o lançamento e para fazer parte do projeto.
“A escolha de Juazeiro para integrar esse projeto é de uma relevância muito grande. Nós sabemos o quanto a Sudene e demais órgãos são fortes na região do Nordeste. E nós precisamos de apoio para executar políticas públicas que ajudem a desenvolver em nossa região a agricultura familiar e atividades econômicas nas áreas de sequeiro. Estou feliz por Juazeiro ter sido escolhida para essas discussões e para desenvolver esse projeto. Tenho certeza que daqui vamos colher muitos frutos positivos para nossa região”, declarou Suzana Ramos.
Participaram do lançamento o Diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Marcos Falcão Gonçalves; o Presidente do Conselho do Sebrae Bahia, Carlos Andrade; o Superintendente Estadual do Sebrae Bahia, Jorge Khoury; o Diretor de Fundos, Incentivo e de Atração de Investimentos da Sudene, Wilson Almeida; a Gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Marilda Galindo; o Superintendente Executivo da Caixa Econômica Federal no Vale do São Francisco, Ilton Lopes; o Chefe do Serviço Técnico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na Bahia (DNOCS), Raimundo Guedes; o Auditor Fiscal Federal Agroecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kleber Santos; e o Diretor-Presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento de Juazeiro, Carlos Neiva.
Durante o evento, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro (Adeap) realizaram exposição de produtos aos visitantes.
Ascom PMJ