Aproveitando que esta quinta-feira, 15, é comemorado o Dia Internacional da Democracia, o Tribunal Superior Eleitoral lançou a “Campanha pela Paz nas Eleições de 2022”. A iniciativa terá como destaque uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nas próximas partidas da série A até o dia 16 de outubro.
Na ação, uma urna eletrônica inflável e gigante vai aparecer no gramado antes do início dos jogos. Segundo o TSE, o objetivo é mostrar à população que os times de futebol, adversários no campo, jogam no mesmo lado por eleições pacíficas, limpas e que representam a vontade do eleitor.
“É importantíssimo comemorarmos e lembrarmos no Dia da Democracia que o TSE e todo o Poder Judiciário existe para garantir o estado democrático de direito e para garantir a democracia”, ressaltou Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral ao anunciar a ação de conscientização.
A campanha prevê, ainda, ações diferentes durante os jogos, como promover a entrada dos times com a mesma hashtag em destaque nos uniformes; a troca de flâmulas com bandeiras personalizadas entre os capitães dos clubes no início dos jogos; um tuitaço pela paz nas Eleições 2022 em 30 de setembro, sexta-feira que antecede o 1º turno, liderada pelos times de futebol; e o uso de bandeira gigante nos estádios, repassada de torcida a torcida, com mensagens e hashtag da campanha.
O Dia Internacional da Democracia foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em comemoração à Declaração Universal da Democracia, assinada por 128 países, incluindo o Brasil.
A Tarde