PESQUISA POLÍTICA

“Folha” vestiu carapuça após críticas a pesquisas, sugere Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, ao compartilhar uma publicação de um perfil do jornal Folha de S.Paulo nas redes sociais, que não acusou nenhuma empresa de manipular pesquisas de opinião. Mais cedo, o deputado defendeu punir empresas de pesquisas que erram de forma intencional ou “demasiado”.

A publicação da Folha de S.Paulo mencionava o post de Lira acerca da punição das empresas de pesquisa. O Datafolha e a Folha de S.Paulo são do Grupo Folha. “Quem vestiu a carapuça precisa se explicar”, diz o texto do presidente da Câmara.
Na 1ª publicação sobre empresas de pesquisas, Lira não especificou o que seriam os erros “demasiados” das pesquisas de intenção de voto. Limitou-se a dizer que “não podemos permitir que haja manipulações de resultados em pesquisas eleitorais”.
As pesquisas indicam um retrato momentâneo das intenções de voto do período em que são realizadas. Os resultados podem variar em cada empresa de acordo com as metodologias empregadas. Dessa forma, os levantamentos sinalizam tendências, que devem ser analisadas considerando a margem de erro.
Esta eleição presidencial está sendo desafiadora para as empresas que fazem pesquisa. Há muitos resultados indicando sinais divergentes. Ficou difícil saber qual é a tendência real deste momento.

Poder 360