Meio Ambiente

COP-27 e Reviravolta na política ambiental brasileira

Salão Verde repercute as diretrizes ambientais do futuro governo Lula anunciadas pelo próprio presidente eleito às vésperas da COP-27, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas no Egito.

reviravolta na política ambiental brasileira envolve retomada do protagonismo internacional do país, monitoramento de todos os biomas, desmatamento zero na Amazônia, investimento em economia verde digital e parcerias com entidades socioambientais.

Lula também citou a possível criação do Ministério dos Povos Originários para fazer frente às sucessivas ameaças aos indígenas. A guinada política foi muito bem recebida por entidades socioambientais.

A expectativa também é positiva na COP-27, onde cerca de 190 países buscam acordo em torno de ações concretas para a redução do aquecimento global e o enfrentamento das catástrofes climáticas. Outro efeito imediato vem da Noruega, principal investidora do Fundo Amazônia, disposta a retomar os projetos de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável no bioma.

Pontos de vista nesta edição: Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito; Mário Mantovani, representante da sociedade civil na Frente Parlamentar Ambientalista; Suely Araújo, especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima; Marina Silva (Rede-SP), deputada eleita e ex-ministra do Meio Ambiente; e deputado reeleito Zé Silva (Solidariedade-MG), integrante da Frente Parlamentar Ambientalista e dirigente da Frente Parlamentar da Agropecuária.