A futura Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, afirmou em uma entrevista a Fiocruz, fundação na qual é presidente, que o SUS será prioridade em seu ministério a partir de janeiro de 2023. Segundo o Uol Notícias, para reforçar o sistema de saúde público brasileiro, ela disse que também usará recursos dos hospitais filantrópicos e do setor privado.
“A prioridade é usar todo o potencial do Sistema Único de Saúde (SUS), com os seus serviços próprios, a área que envolve os hospitais filantrópicos, que respondem a 50% das internações do SUS, e também o setor privado para um grande esforço no sentido de colocarmos critérios, indicarmos e sinalizarmos os encaminhamentos de prioridade para a regulação, dando transparência a esse processo”, afirmou.
“Tem muita coisa para acontecer em cada ministério. Cada companheiro tem que montar sua equipe. É importante que essa equipe atenda às pessoas mais competentes, às pessoas comprometidas com nosso projeto e às pessoas que participaram desta vitória, que não foi apenas o PT, mas vários partidos políticos”, declarou Lula.
Sob o comando de Nísia, a Fiocruz foi responsável pela produção da primeira vacina totalmente brasileira contra o coronavírus, se tornando referência no combate à covid-19.