PETROLINA SAÚDE

Primeiro levantamento de 2023 aponta médio risco de infestação para o Aedes Aegypti em Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina divulgou nesta segunda-feira (16) o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de janeiro, apontando nível de infestação do mosquito de 1,3%, o que significa que o município apresenta médio risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Casas e estabelecimentos comerciais de 105 localidades foram visitadas. Os lugares com maiores taxas de infestação foram: Jardim Brasília, Cohab 4, Cohab 5, Alto do Cocar, Jardim Amazonas, Bela Vista 1, com índice de 4,0%; São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Vila Maria Chocolate estão com 2,7% e Terras do Sul e José e Maria, apresentam um índice de 2,6% de infestação. As demais localidades oscilaram de 0% a 1,5%.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, explicou que o mês de janeiro é um período crítico para a proliferação do Aedes por conta das temperaturas elevadas e as chuvas intermitentes.

“Neste primeiro LirAa pudemos observar que localidades como Cohab 4, que não aparecia com indicador alto, desta vez entrou e com uma porcentagem que acende um alerta e nos faz intensificar as ações no bairro com orientações aos moradores e aplicação do larvicida. O cuidado com o mosquito Aedes Aegypti é individual, no entanto, o benefício é conjunto, se uma casa deixa o mosquito nascer, prejudica toda a localidade”, destacou.

Fonte: g1 Petrolina